6 de agosto de 2009

Biblioteca

A música e a leitura sempre agradaram. Dê play na sugestão abaixo pra ler o post.



Estive revirando os livros do seo Júlio. Olha, a julgar pelos livros que ali encontrei, penso que finalmente estou conhecendo-o um pouco mais.

Diriam o mesmo de mim se pudessem ver todos os (poucos) livros que li na minha vida... Desde cedo sempre fui apaixonado por leitura, me debruçando em revistinhas da Turma da Mônica e (meio a contragosto) da Disney. Só que os ventos sopram e a gente vai bebendo água, razão pela qual nos tornamos cada vez mais seletivos quanto aquilo que vamos ler.

Já faz um bom tempo que não leio um clássico (a última vez foi reler A volta ao mundo em 80 dias, do Júlio Verne, há alguns anos), e só leio best-sellers, principalmente os do Dan Brown.

Penso que seja normal, pois desde a faculdade, me debruço principalmente em livros técnicos, fronte o ofício e a paixão pelo Direito. Sem contar a dinâmica da legislação brasileira, a cada 6 meses é um salve-se quem puder.

Por essa mudança de comportamento do ser humano, seo Júlio me autorizou a doar todos estes livros que ele leu, e por isso eu estive revirando a biblioteca dele.

Encontrei pérolas como "Só é gordo quem quer", de João Uchôa Jr, que inclusive, a Luciana me disse que já conhecia, e por isso desde que a conheço ela é magrinha...

Outros destaques (considerando-se que seja a biblioteca de um senhor de 85 anos):

Para te comer melhor - Eduardo Gudiño Kieffer
O paraíso do vira-bosta - Emil Farhat
O que é isso, companheiro? - Fernando Gabeira (desconsidere se você acha que este é um clássico)
Evangelhos que incomodam - Vários autores

Quero deixar bem claro que meu espanto inicial foi rápido. A leitura expande os horizontes do leitor, e principalmente, mina o preconceito.

Antes de criticar alguma coisa, faça com o seo Júlio.

Conheça.

Leia.

10 de junho de 2009

Liga Florianopolitana de Futebol

Agora faço parte da Comissão Julgadora da Liga Florianopolitana de Futebol. Como Auditor da LIFF, julgo as infrações cometidas pelos jogadores em campo.

A remuneração é baixa, é mais pelo amor a camisa mesmo, se a gente quer mudar o futebol começa fazendo parte daquilo que é possível, não é?

Ah sim, eu agora tenho carteirinha de dirigente de futebol para entrar em qualquer estádio de Santa Catarina. Ressacada que se prepare este ano, que eu vou acompanhar a Série A definitivamente. E o meu Criciúma que fique jogando lá nos cafundós sem o meu interesse...

3 de abril de 2009

Em 2011 eu vou para Marte

Daqui a dois anos, junto com mais de 50 mil pessoas, estarei em Marte!

A NASA criou um site onde você coloca seu nome completo, país e CEP (!), que serão gravados num microchip e enviados pela sonda de nome que será anunciado em cerca de um mês.


Quer enviar seu nome pro espaço?

Crie um perfil no Orkut Clique aqui para acessar o site, ou siga @MarsScienceLab no Twitter.

Em dois anos, teremos Rodrigo da Silva Sakae em pelo menos dois planetas...

28 de março de 2009

Hora do Planeta - Florianópolis (SC)

Estive hoje das 20h30min às 21h30min completamente offline, para fazer coro na Hora do Planeta, movimento mundial organizado pela WWF, uma das maiores ONG's relacionadas ao Meio Ambiente.

Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), completamente apagada

"Completamente" também é mentira, porque portava o celular.

Mas fiz um esforço pra me desconectar voluntariamente e admirar um pouco esse lindo mundo, que bilhões de pessoas, no futuro, não terão a oportunidade de vê-lo do jeito que eu vi.


Estas fotos foram tiradas pela minha irmã Juliana, e estão disponíveis na conta de Flickr dela.

27 de março de 2009

A Liga dos Super Heróis

A Defensoria Dativa de Santa Catarina seria algo como a Liga dos Super Heróis, que protege os fracos e oprimidos. Pensem no capitão América, aquele mercenário que usa como arma um escudo e faz parte da Liga. Este sou eu.

Quando uma pessoa vai presa, e esta não tem condições de pagar um advogado, que pode custar até R$ 1.000.000,00 (e.g.: Márcio Thomaz Bastos, ex-Ministro), o Estado, garantindo um direito fundamental de todos os cidadãos, nomeia um Defensor Dativo para que a "desculpa" do preso seja ouvida de forma correta, mediante petição assinada por um advogado.

A maioria dos meus clientes encontram-se atrás de grades, formada tanto por barras de ferro quanto por preconceitos de seus vizinhos ou de uma sociedade hipócrita que, na hora do almoço, em cima de uma mesa de mármore defronte à televisão, garantem que estas pessoas são assim porque preferem pedir dinheiro no sinal (s.m. - semáforo, farol) a trabalhar carpindo um terreno de meio hectare por R$ 50, debaixo de um sol escaldante aqui no litoral catarinense.

Inúmeras vezes, o defendido é sim um delinquente sem escrúpulos que prefere assaltar a ter que trabalhar. Alguns criminalistas defendem que isto é de sua natureza. Não há comprovação científica disso, muito embora hajam estudos que garantem que se a forma do cérebro for assim ou assado, estamos diante de um "potencial" serial killer. Oras, potencial serial killer sou eu, diante de um cientista destes.

O Defensor Dativo de SC, conforme já percebi em algumas twittadas, é melhor remunerado que em muitas outras áreas que abrangem inclusive o direito privado. Ou seja, trabalhar como advogado para o Estado é melhor que trabalhar na assessoria de imprensa de um grande veículo, por exemplo. A @lenecri me informou que piso de jornalista é de "meros" R$ 1.100,00 (mil e cem reais).

Quando houve a instituição da defensoria dativa, criaram uma tabela de remuneração destes profissionais. Fazer uma "defesa prévia", que geralmente é uma folha com o dizer "Protesta provar sua inocência no transcorrer da instrução criminal", em conjunto com as alegações finais de um processo (este sim pode ser de até 50 laudas, se for o caso), sai ao custo de 15 Unidades Real de Honorários.

Se eu disse quanto vale 1 URH aqui, vou tomar pedrada de todos os jornalists, então encerraremos nosso post com esta pergunta.

20 de março de 2009

Tenso

Se você não conhece o tenso dos brodere, então você não é brodere...

Image Hosted by ImageShack.us

Genial, como é que ninguém tinha pensado nisso antes?

Dica do Alex.

19 de março de 2009

Guerrilha Jovem: Maioridade sem amadurecimento?

No dia 19 de maio de 2009, a Torcida Organizada Guerrilha Jovem, do Criciúma Esporte Clube (SC), completaria 18 anos.

Foto tirada no primeiro jogo da final do Catarinense 2005, por mim mesmo

Eu disse "completaria", porque desde o Campeonato da Série B de 2008, a TGJ não dá mais as caras (com seu fardamento e numerário completo) no Heriberto Hülse.

Os atuais responsáveis pela única torcida ainda ativa que comemorou a Copa do Brasil em 1991 e o Brasileiro da Série B 2002 devem fazer uma reunião emergencial envolvendo imprensa, clube, "guerrilheiros" e simpatizantes para que esta história não morra.

Hoje, já são dois campeonatos sem Guerrilha Jovem.

Estamos contando.